Imagine uma fábrica que produz 10 caixas por mês, vende 5 e que tenha 100 caixas no seu estoque. Ai, através de uma campanha do site de compra coletiva local chamado de Peixe Rural, ela começa a vender 30 caixas todos os meses mas continua a fabricar apenas 10. Nesse ritmo, depois de alguns meses as caixas acabam, certo?
Agora imagine que essa fábrica chama-se Terra, que as caixas são os recursos naturais e o site de compra coletiva é o capitalismo. Por incrível que pareça, as caixas também irão acabar, ou nesse caso, os recursos naturais.
É nessa lógica, de certa forma simples, que as campanhas por um uso de recursos naturais mais sustentável se baseiam. Vivemos em apenas um planeta, entretanto, utilizamos a capacidade de um planeta e meio. Ou seja, um dia o estoque acaba.
Rafael Morais Chiaravalloti, biólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável. Co-Autor do livro “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global” e colaborador de revistas da área de Sustentabilidade. e-mail: rafaelmochi@gmail.com
One Comment
Pingback: Portal Natureza » Blog Archive » Recursos Naturais – uma lógica, de certa forma, simples