
Cafeeiro (Coffea sp.)
“Que haja tempo sempre para um cafezinho… apesar do tempo, apesar da espera, apesar de tudo…”
– Taty Cavequia
Mais um dia começando nesta primeira quarta-feira de maio de 2015. Um novo início também para a coluna Eco Insight do Diário do Verde, já que o blog passou por mudanças profundas de design – agora mais bonito e moderno.
Nem sempre é fácil avançar para algo novo, mesmo quando se trata apenas de mais uma etapa, mais um passo daquilo que já existe. Mais difícil ainda pode ser trabalhar com um assunto totalmente diferente do que já aconteceu no passado, sem alguma referência. Mas esse não é o caso daquilo que chamamos de “dia-a-dia”: a correria diária da qual participamos, seja indo e vindo da escola, do trabalho ou da onde for…
Acho que a maioria das pessoas que está lendo esse texto, quando acorda, independente se vai ou não seguir uma rotina ao longo do dia, toma seu café da manhã em casa para depois iniciar outras atividades. Assim o café da manhã, e não só ele como também os cafezinhos ao longo do dia, acaba fazendo parte da vida de muita gente.
Embora muitos o tenham substituído pelo chá ou outras bebidas, o café está entre as principais bebidas consumidas pelos brasileiros e sua origem se deu na Etiópia quando, segundo a lenda, foi descoberto por um pastor que observou suas cabras mais agitadas após a ingestão das folhas e frutos do cafeeiro – igual a este que vemos na foto desta publicação.
Dentre as substâncias presentes no cafeeiro, a cafeína é uma delas e funciona como estimulante, agindo também como pesticida natural para afastar diversos insetos. Em uma xícara média de café estão presentes cerca de 100 mg de cafeína, o que corresponde a uma quantidade maior do que existe em outras bebidas como chás e refrigerantes.
Apesar do alto consumo de café por parte do mundo, são nos países tropicais que o cafeeiro tem bom desenvolvimento e é largamente cultivado, sendo o Brasil o maior exportador.
Mas vamos tomar cuidado! Apesar de ser bastante utilizado como estimulante, o alto consumo de café também pode ocasionar dores de cabeça e irritabilidade!
Vai um cafezinho para acordar?