O primeiro sentido da palavra “impacto” está relacionado à modificação. As modificações causadas por algo “em outro algo” são seus impactos. Ao amassarmos uma folha de papel, modificamos a sua forma. Ao mexermos um copo em cima da mesa, modificamos o seu lugar. Sempre estamos modificando tudo que está no nosso entorno.
Em um sentido mais amplo e filosófico, não existe vida sem modificação. Com relação aos impactos ambientais, podemos seguir a mesma lógica e considerar que são modificações no ambiente. Portanto, no passeio mais bucólico que fazemos ao ar livre causamos impacto ambiental. Podemos passar por cima de uma formiga ou pisar em uma grama. Em apenas uma hora de puro contato com a natureza seria fácil enumerar milhões de pequenos impactos causados. Inevitavelmente modificamos o ambiente. Contudo, a questão principal é a escala que o impacto ambiental atinge!
Fragmento do livro “Escolhas Sustentáveis“
Rafael Morais Chiaravalloti, biólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável. Autor do livro “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global” e colaborador de revistas da área de Sustentabilidade. e-mail: rafaelmochi@gmail.com