Já dizia um professor meu que a única coisa que ele achava eram coisas perdidas. E o Ismael Cintra, grande teórico de português, concordava com ele. Pois, pela definição da palavrar achar, a única coisa que se pode achar mesmo são coisas perdidas. No entanto, tem muita gente achando mais do que isso. Para tudo as pessoas tem uma opinião, e qualquer fato que acontece já vem alguém por trás dizendo que acha alguma coisa. Bom, de achar morreu um burro.
A questão é que poucos são cuidadosos em relação as suas opiniões. É fácil encontrar um padrão diante de um ou dois fatos. Com um padrão em mãos, a gente já tira uma verdade. Ai, é mais fácil ainda cair no sentido original da palavra preconceito. As vezes a nossa lógica faz a gente comprar uma cueca e acabar levando uma calcinha.
Dai que existe a estatística, entender até que ponto aquilo é apenas um acaso e até que ponto é um padrão. Um exemplo, é o aquecimento global. Tem muita gente achando que é mentira. Será mesmo, ou é apenas uma opinião? Existem dados que provam isso? Cuidado para não estar vestindo uma calcinha quando o clima esquentar (claro, se você for adepto das cuecas).