• Busca

  • Eike Batista e o Sol

  • A Energia Solar, considerada uma das fontes de energia renováveis mais vantajosas para os humanos e para o meio ambiente, pode ser uma realidade quando se fala em autonomia energética, só falta investimento.

    O Brasil é um país agraciado com sol durante todo o ano, imagine quanta energia poderíamos captar da grande estrela do nosso Sistema Solar? Pois bem, Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e um dos 10 mais ricos do mundo pensou nisto e criou uma usina de energia solar em Tauá, Ceará, no ano passado.

    A MPX Solar, opera desde abril de 2012 e consegue produzir até um megawatt, energia suficiente para abastecer quase duas mil residências, mas os planos para aumentar a capacidade de geração de energia para 50 megawatts já são realidade.

    Na primeira fase do projeto, foram investidos pouco mais de 10 milhões de reais, um valor consideravelmente baixo, em vista de outros processos de geração de energia que existem.

    A empresa pioneira prevê, em sua fase final do projeto, conseguir abastecer 1,6 milhões de pessoas, fato que poderá se concretizar logo, só falta o investimento e a implantação de mais placas solares pois a posição geográfica da região escolhida no Ceará contribui com o sol forte encontrado em todos os meses do ano, devido a proximidade com a Linha do Equador.

    Claro que o investidor está faturando muito com a iniciativa, pois se não tivesse não teria gastado o seu rico dinheiro. Mas então me pergunto, por que nosso governo não faz o mesmo e ao invés de desmatar grandes áreas de mata nativa de nossas florestas para construir hidrelétricas, não pensam em outras fontes menos agressivas ao meio ambiente.

    Sei que é necessário muito estudo e muitas estações para se chegar a produção de energia de uma hidrelétrica, mas é um assunto a se pensar.

    Até a próxima!

    Vitor Casadei

    Vitor Casadei

    facebooktwittergoogle pluslinkedin

    Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar Sorocaba e Web Designer, interessado em Green IT, Web, Pesquisa de Novas Energias, Cães e Gatos.


  •  

  • Compartilhe:

  •  

  • Leia também:

  •  

Deixe uma resposta