Não gosto de fazer propaganda para ninguém – até porque nunca pediram. Mas gostaria de fazer um loby para que o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) seja o novo mascote do blog.
Aí alguém me pergunta: Por quê? Ele é bonito?
Não, ele parece uma mistura de tatu com cobra ou um pincher de apartamento gordinho que cortaram o rabo. Então porque votar nele? Simplesmente, porque ele é uma das espécies mais enigmáticas da fauna brasileira.
O cachorro vinagre ocorre em quase todo Brasil, mas quase ninguém nunca viu. Ameaçados? Provavelmente não, o número baixo de registros parece ser muito mais consequência da sua dificil vizualização – mesmo que ande em grandes grupos. Devido ao sistema de caça cooperativa, conseguem caçar animais de médio e grande porte – mesmo que sejam os menores canídeos do Brasil. Apresentam um rico repertório vocal, sendo possível que imitem vocalizações de suas presas para capturá-las. E o mais interessante: suas pegadas marcam cinco dígitos ao invés de quatro – é mesmo muito estranho.
Por isso, meu amigo, chame seu companheiro de balada. O vizinho que sempre está no elevador. Aquelas centenas de amigos que você jamais viu, mas estão no seu Facebook. Seus seguidores, principalmente aqueles do Twitter. Todas as tiazinhas que oferecem amostras grátis no supermercado. E os cobradores de ônibus que sempre ti xingam por não dar o dinheiro contado. A tia da feira que sempre fala mal das laranjas que você pegou. E também aquela amiga da sua mãe que sempre erra o seu nome. Todos juntos, vamos votar no cachorro vinagre – ele merece!
——
Rafael Morais Chiaravalloti, biólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável.
Livro: “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global” com Cláudio Pádua, Editora Urbana, 2011, 169 p.
Site: Café com Sustentabilidade
e-mail: rafaelmochi@gmail.com, Facebook e @R_Chiaravalloti (Twitter).