• Busca

  • Por que devemos reciclar o óleo?

  • É comum as pessoas reciclarem papel, vidro e metais (alumínio e aço). A infra-estrutura e serviços para essa atividade de reciclagem estão disponíveis e bem organizados. No entanto, a reciclagem de produtos petrolíferos é menos conhecida e por muitas vezes difícil de se realizar. Empresas de reciclagem têm constatado a dificuldade na comunicação com a população. Os indivíduos que geram quantidades significativas de produtos petrolíferos usados ​​que precisam ser reciclados necessitam se conscientizar dos danos que o óleo de cozinha e de motor de carro podem causar ao meio ambiente.
    Gráfico - ÓleoMuitas pessoas que não estão familiarizadas com a importância da reciclagem de óleo usado, prejudicam inconscientemente o meio ambiente, jogando-o fora com o lixo normal ou jogando no ralo da pia. Tais ações, especialmente o petróleo utilizado em bueiros, podem causar danos reais ao meio ambiente. Para colocar isto em perspectiva, apenas um galão de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água.
    Reciclar o seu óleo de motor usado também preserva os nossos rios, lagos, córregos e até mesmo a água subterrânea. Em muitos casos, isso significa manter-o para fora da nossa água potável, fora de nossas praias, e longe da vida selvagem. Todos nós compartilhamos a responsabilidade de proteger nosso meio ambiente e manter nossas águas seguras. A reciclagem de óleo usado nos permite continuar a desfrutar a água-limpa do nosso dia a dia.

    Como é feita a reciclagem de óleo?

    Por meio de um processo industrial que transforma o óleo em biodiesel (combustível renovável) e glycerol (utilizado para fazer sabão).

    Victor Bianchin
    Revista Mundo Estranho – 11/2010

    Para isso, existem vários procedimentos, mas o mais comum é o de transesterificação, que é o mais usado no Brasil. Nesse processo, o óleo reage com um álcool (metanol) e com um catalisador (soda cáustica).
    Atualmente, não existe uma lei federal que obrigue os fabricantes a recolher e reciclar o óleo, mas muitos estados e municípios incentivam lanchonetes e restaurantes a encaminhar o material a locais adequados.

    Também existem entidades que se responsabilizam pelo recolhimento do resíduo em bairros e estabelecimentos. Em todo o Brasil, empresas de reciclagem de óleo fazem parcerias com restaurantes, ONGs e supermercados para receber muitos litros da substância.

    Pesquise os pontos de reciclagem de óleo no Brasil:

    http://madeinforest.com/?reciclagem/home/id/96.

    Ana Karla da Silva Martins

    facebooktwitter

    Ex-autora do Diário do Verde, criadora da Coluna Eco Insight. A Ana foi a primeira pessoa a contribuir diretamente no blog, depois do seu idealizador, ainda na época do Blogger. Primeiro artigo: Último artigo:


  •  

  • Compartilhe:

  •  

  • Leia também: