O surgimento de restaurantes preocupados com questões referentes a sustentabilidade tem aumentado. Esses estabelecimentos vão muito além de um cardápio à base de produtos orgânicos. Eles reciclam seus resíduos, procuram usar fontes de energia limpa ou equipamentos mais econômicos, utilizam materiais certificados e atóxicos na construção e nos móveis, servem água filtrada aos clientes, dispensando garrafas plásticas e de vidro, e tomam cuidados especiais com a origem dos alimentos, escolhendo hortaliças e frutas orgânicas e carnes sem hormônio, produzidos por agropecuaristas certificados.
Um dos restaurantes mais famosos no momento é o Arcon House, além de outros como o Water House. O restaurante vegetariano El Huerto, de Santiago (Chile), elaborou um plano de economia de energia de 12% ao mês e instalou toldos para diminuir o calor no verão, reduzindo a utilização do ar-condicionado. O Acorn House, que fica na região central de Londres (Inglaterra), fornece água filtrada gratuitamente, para evitar o uso de água engarrafada. O luxuoso Del Posto, de Nova York (EUA), usa caminhões movidos a biodiesel (feito a partir de sobra de óleo de cozinha) para transportar ingredientes de uma fazenda próxima para Nova York e retorna material orgânico decomposto (lixo biodegradável) para ser utilizado como fertilizante na fazenda.
Para entender melhor essa visão, assista ao vídeo de Arthur Potts Dawson, para o TED: Uma visão para restaurantes sustentáveis.
Segue o link (encurtado): http://verd.in/vj3r