Algumas vezes as melhores respostas são na verdade perguntas. Eu sei, parece uma grande maneira de sair de escanteio ou uma mensagem de livro de auto-ajuda (o que eu não sou muito bom se não já teria saído da prestação da “minha casa minha vida”). Mas, para mim, a melhor resposta para o tamanho de Área de Preservação Permanente é: “quanto de água deve ter em um copo para matar a sede?”
Isso porque, meu amigo, tudo depende. Eu dependo, você depende, o humor da minha sogra (infelizmente) depende e o tamanho de uma APP também depende. Ela pode estar ali para proteger as águas do rio, assim temos que entender quais variáveis afetam essa proteção e calcular o seu tamanho. Mas a proteção da natureza não se resumo às águas, e proteger a biodiversidade é, igualmente, fundamental. Assim as APPs podem funcionar como corredores ecológicos – para isso o CONAMA descrimina um tamanho de 10% do seu comprimento total, sendo que a largura mínima deve ser de 100 metros. E existem muito mais justificativas que esses!
Eu sei que esses argumentos não são muito práticos, e precisamos de medidas concretas. Mas isso serve, ao menos, para entender que para matar a sede o copo nunca pode estar vazio. E 5 ou 10 metros de APP é quase um copo vazio.