Todo tipo de produto que é feito por qualquer segmento da indústria possui um Ciclo de Vida, que são os estágios pelos quais o produto passa em seu tempo de vida útil.
O Ciclo de Vida pode, portanto, ser dividido nos estágios Introdução: Sua produção e introdução no mercado; Crescimento: Implementação no mercado e processo de difusão; Maturidade: Ápice do ciclo de vida; Declínio: Processo de retirada do produto do mercado, que pode ser reintroduzido no mercado, iniciando novamente os estágios ou então a extinção do produto.
Pois bem, praticamente todos os produtos que consumimos passam por todos estes processos, muitos não atingem a maturidade, outros ficam constantemente alternando entre um estágio e outro, mas o fato é que todos os produtos possuem um Ciclo de Vida.
O mercado, a economia nos faz comprar sempre, comprar é necessário, precisamos de alimento, de vestimentas, de objetos de entretenimento, de lazer, de prazer, e tudo isto, mesmo que indiretamente, custa dinheiro. Quando necessitamos de um determinado produto, o compramos para nosso uso, a partir deste momento o Ciclo de Vida daquele produto começa a fazer parte de nossa vida.
Alguns produtos possuem um ciclo muito longo, por exemplo, um colchão, seu tempo de vida é longo se comparado com um pote de maionese, que tem uma duração bem menor. Pois bem, compramos o produto, o usamos e descartamos, correto. O problema é justamente o último processo.
Quando você precisa descartar um produto, por exemplo um produto alimentício, o que você faz? R.: Põe no lixo. Justamente, no lixo, e com o lixo são usadas as sacolas plásticas. Pois bem, e o ciclo das sacolinhas, como é?
As sacolas são muitas vezes ignoradas neste processo, o que é muito grave pois elas causam muitos problemas ambientais, mas então você me diz: E as Ecobags? Sim, existem as ecobags, mas elas não são a salvação do mundo.
As atuais sacolas ecológicas não são tão ecológicas assim, estudos indicam que estas sacolas se degradam mais rapidamente, mas podem ser até 200 vezes mais poluidoras. A notícia boa é que muitas universidades pelo Brasil se preocupam com isto e estão desenvolvendo novas tecnologias de sacola menos poluidoras e biodegradáveis. Tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de uma liga a base de casca de banana em uma escola técnica, que me parece muito promissora e espero que dê certo.
Mas o assunto principal não são as tecnologias de desenvolvimento do Ecoplástico, se fossemos falar disto levariam vários posts, o que quero levantar é o consumismo:
Como o produto que você comprou, consumiu e então descartou vai influenciar você amanhã, e como afetará o meio ambiente? Qual é a retroação, ou seja, a relação entre a saída e a entrada do sistema?
Pois bem, vivemos em uma sociedade extremamente consumista e precisamos mudar isto, basta perguntar a si mesmo: Preciso realmente comprar este ou aquele produto? Qual será o impacto ambiental dele, e qual é minha pegada ecológica?
Você é o que você consome, mas será que você precisa consumir tudo o que consome?
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei