Nos últimos anos, vimos manifestações que mostraram o quanto que juntos podemos fazer a diferença. No Oriente Médio, pessoas indignadas com o governo manifestaram contra àqueles que há muitos anos estavam no poder e com uma forte luta conseguiram uma eleição democrática. A “Primavera Árabe” derrubou os ditadores do Egito, da Tunísia, da Líbia e do Iêmen. E a revolta segue em andamento, alimentada pelo desejo ardente de melhores condições de vida.
Em Londres, jovens sem perspectivas uniram-se em um protesto violento, mas que mostrou o tamanho daqueles que não têm direitos – chamado “Saques em Londres“. Nos EUA, em Nova York, muitos ocuparam Wall Street e gritaram que eram 99%, mas não tinham nenhuma representação (Occupy Wall Street). E cada vez mais mostramos que existem muito mais pessoas descontentes do que felizes com o atual modelo.
Antes de tudo isso, o autor Paul Hawken escreveu o livro Blessed Unrest, mostrando que isso também ocorre em diversas partes do mundo com pequenos movimentos.
No entanto, há muito caminho pela frente. Pois todos os indignados não estão juntos. E mesmo quando juntos, nem todos estão com o mesmo objetivo. É preciso união. É preciso lutar junto. Unirmos com aqueles que também estão descontentes. Apenas assim os 99% não continuarão sendo suprimidos pelos outros 1%.
Nota: Este artigo faz parte da campanha global Blog Action Day, que reúne blogs do mundo inteiro visando à conscientização das pessoas sobre temas relevantes para a sociedade. Tema da Edição 2012: “O Poder de Nós”.
2 Comments
Pingback: Colaborar e não Competir - Participe desta Ideia
Pingback: Colaborar e não Competir - Participe desta Ideia - Livre Vida