Mesmo depois de uma semana que pensei na história de um imposto que representasse o impacto ambiental dos produtos ainda acredito que seja uma ideia interessante. Existem vários pontos para se pensar sobre isso, com certeza.
O primeira é que o imposto seria diferente para cada produto. Assim, o imposto de um machado seria diferente do imposto de uma água sanitária. Cada produto causa um tipo de impacto e, assim, o valor dele seria representante desse impacto. Isso traria um problema sério, que é o de valorar esse impacto. Quem iria fazer esse trabalho? Uma vez que temos milhares de produtos no mercado, seria um trabalho imenso. Existem algumas maneiras de fazer isso, no entanto, acho que seria um trabalho sem fim. Para solucionar isso, talvez poderíamos usar algum representante do impacto, por exemplo: água. Tudo no mundo utiliza água. E hoje temos a medida de impacto hídrico dos produtos, nesse site da para entender melhor isso. Soma-se que as empresas sabem muito bem o quanto de água utilizam durante a produção. Assim, seria uma conta fácil de saber o quanto cada produto utiliza de água.
Acho que é isso. E se alguém tiver mais complementos, críticas e sugestões sobre um possível imposto natureza, comentários são muito bem vindos!
#Foto André Luiz Siqueira