O mercado brasileiro é o sexto maior em volume de vendas de automóveis, e o quarto maior consumidor de pneus do mundo. Há projeções de que o Brasil seja o terceiro, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Especialistas dizem que quase um terço dos pneus vendidos no Brasil são importados.
O país que tem milhões de unidades de veículos vendidas todos os anos, precisa dar um destino certo aos seus pneus velhos. Uma pesquisa de 2011 mostra que o país vendeu 2,7 milhões de veículos de passeio, o que significa no mínimo mais 10,7 milhões de pneus em uso, incluindo estepes.
O Destino do Pneus de seu Carro
Mas para onde vão tantos pneus após serem usados? Para Danilo Vasconcelos, sócio da revendedora de pneus Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, a destinação de pneus velhos ainda é um problema em nosso país, para o qual já se vislumbram soluções. A resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 416/2009 obriga os fabricantes e os importadores de pneus a destinarem corretamente e de forma ambientalmente responsável os pneus usados, seguindo os parâmetros da logística reversa. “Essa resolução determina, em linhas gerais, que para cada pneu que se vender, é preciso recolher um usado”, acrescenta Danilo.
Iniciativa das Fabricantes de Pneus
As maiores fabricantes de pneus do Brasil, criaram, em 2007, a Reciclanip, uma entidade para recolher pneus que não têm mais utilidade. Só em 2012, nos três primeiros meses, foram recolhidas mais 89 mil toneladas de pneus. Esse montante de pneus reciclados tem destino adequado: seguem para a indústria cimenteira, em que servirão de combustível aos fornos. Além disso, podem virar matéria-prima para asfalto-borracha, pisos de quadras e outros usos.
Gelma Reis, da Ética Ambiental, consultoria especializada em licenciamento ambiental, explica para o Diário do Verde os efeitos do descarte incorreto de pneus “o pneu descartado no meio ambiente, entope redes de esgoto, contribui com enchentes e polui rios.” Gelma ainda lembra que um pneu demora mais de 150 anos para se decompor, se jogado no meio ambiente.
Pneus ambientalmente sustentáveis
Um exemplo de iniciativa sustentável por parte de empresa é a da marca de pneus Pirelli, que lançou a linha Verde Performance no Brasil, com emissão de CO2 reduzida.
O reaproveitamento de pneus, como todo processo de reciclagem, precisa da participação de todos para ter êxito. Indústria, comércio e consumidores devem fazer cada um sua parte para que o potencial poluidor dos pneus seja minimizado.