É muito interessante como gestores ou mesmo pessoas comuns refletem sobre os problemas ambientais. Por exemplo, se um rio está transbordando em razão do desmatamento das suas margens, a solução é canaliza-lo. Se um local está com pouca sombra porque tudo que existia de árvores na região foi desmatado, compra-se um toldo. A solução de um problema ambiental causado pelo “desenvolvimento” é sempre mais “desenvolvimento”.
Fico pensando no Caratê e uma simples briga de rua. No segundo a solução é sempre mais força, já no primeiro a solução é uma integração com o adversário e, como quase uma dança, os movimentos são praticamente sincronizadas. Um golpe não é consequência puramente da força, mas da compreensão e integração dos movimentos do adversário.
Assim deveria ser a relação com a natureza: integração. Entender o seu estado natural e encontrar um equilíbrio. Cada movimento deve ser integrado com os padrões da natureza. Pois apenas com força, realmente não temos nenhuma chance. O golpe sempre vai ser mais violento – viva os furacões, tempestades e a seca de mais de 2 meses na minha cidade.