Existem algumas coisas que a gente vai compreendendo com o tempo, contudo, outras são como um estalo. Não falo apenas da dor de prender o dedo na porta, ou da importância de fazer backup dos seus arquivos quando se tem sobrinho pequeno em casa [1], mas das coisas da vida mesmo. Outro dia fiquei pensando na importância dos blogs e, como se tivesse prendido o dedo na porta, pensei em algo que jamais tinha pensado antes.
Durante muitos anos a maioria das pessoas não escrevia além da obrigação. Sem contar os diários pessoais e algumas dúzias de escritores, quase ninguém se dava o trabalho de pensar, refletir e redigir em um papel uma opinião ou pensamento. Com a invenção dos blogs, as pessoas tiveram liberdade de expressar-se com o mínimo de burocracia possível. Com isso, milhares ao redor do mundo começaram a postar seus pensamentos nos blogs.
A primeira importância disso é, claro, a influência dos blogs nos movimentos sociais. Mas o que me deu de estalo foi que milhares de pessoas estão treinando a escrita. Escrever bem é uma questão de treino e, por isso, acredito que hoje as pessoas escrevem melhor pelo simples hábito de postarem rotineiramente. E a importância de escrever bem é que conseguimos melhor argumentar pelos nossos direitos, por qualidade de vida ou por um mundo mais igual. Ferramenta essencial para a sustentabilidade – algo que cada vez mais vem estalando na cabeça das pessoas.
[1] Há algumas semanas meu sobrinho mijou no meu computador e perdi tudo pois não tinha backup de nada!
—
Rafael Morais Chiaravalloti, biólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável.
Livro: “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global” com Cláudio Pádua, Editora Urbana, 2011, 169 p.
Site: Café com Sustentabilidade
e-mail: rafaelmochi@gmail.com, Facebook, @R_Chiaravalloti.
One Comment
Pingback: A importância dos blogs | Diário do Verde : Link Mundial