A energia elétrica está muito presente em nossas vidas, sabemos bem disso! Você, que está lendo esse artigo, com certeza está fazendo uso da energia elétrica que mantém seu computador ligado. Se estiver usando um notebook ou outro aparelho eletrônico, ainda que em um momento de “apagão” em sua casa, certamente precisou carregar a bateria em uma tomada enquanto havia energia elétrica.
Muitas pessoas não são muito fãs de Internet e podem estar agora ligadas às notícias da TV, ao rádio, ou mesmo assistindo um bom filme. Para todos esses casos, há energia elétrica em jogo. Seu radinho pode ser de pilha, mas nas pilhas e baterias também há produção de energia elétrica através das reações químicas.
Mas, aonde queremos chegar com esse texto? Vamos seguir em frente?
Quando falo em seguir em frente, acabo lembrando-me do semáforo verde, que também funcionada através da energia elétrica! Mas o verde do semáforo, o verde da esperança, o verde do Diário do Verde (que é o verde do Meio Ambiente), tem muito a nos ensinar!
Toda a energia, em verdade, provém da natureza. As plantas são verdes porque possuem clorofila, o pigmento responsável por absorver a energia luminosa e, assim, transformam essa radiação em outro tipo de energia. Eis o processo da fotossíntese, um conjunto de reações químicas!
A energia produzida pelas plantas são absorvidas pelo nosso organismo quando nos alimentamos. Assim a energia não se perde – apenas se transforma!
Outro exemplo é o papel das usinas hidrelétricas, cujo papel é gerar energia elétrica à partir do potencial hidráulico dos rios! E quanto potencial a natureza possui, não?
Dá para negar que a energia já faz parte da natureza e dela dependemos?
Assim, a energia elétrica é mais uma ferramenta que o ser humano tem em mãos para seguir com o progresso. E, quando falamos em progresso e Meio Ambiente, não se pode deixar de citar a importância do Desenvolvimento Sustentável, ou seja: o uso racional dos recursos naturais ligados aos aspectos econômicos, sociais e ecológicos, levando-se ainda em consideração a preservação destes recursos para as presentes e futuras gerações.
Este artigo é fruto da parceria do blog com o Programa Casa Segura. Sempre uma vez por mês, o Diário do Verde dará espaço a informações e dicas inteligentes sobre energia para que você, através das simples atitudes, constitua-se um instrumento de mudança em sua casa e na comunidade também. Referente ao mês de Janeiro de 2013.