Hoje levantei me sentindo em um filme adolescente de zumbi. Não que as pessoas ao meu lado pareçam atores de Hollywood (muito menos eu). Mas é que meu estado de espírito estava semelhante ao meio do caminho entre morto e vivo. Faz um mês que não venho dormindo muito bem mas essa semana a coisa ficou pior. E por isso, desse estado físico e mental o qual me faz demorar cerca de 2 minutos e 45 segundos para responder uma pergunta simples como: qual é a cor dessa laranja?
Ai, um leitor, entre os que ainda arriscam ler posts dessa coluna, me pergunta. Que bom Rafael, mas o que isso tem a ver com Sustentabilidade ou mesmo com Café? Primeiramente café é o que tem me deixado ao menos em pé. Santa Cafeína. Mas a razão do estado de Zumbi é por um dos grandes problemas das cidades: poluição sonora.
Minha nova casa aqui em Londres fica a cerca de 20 metros de uma avenida bastante movimentada. A qual, pelo meus cálculos ao longo da madrugada, mais pessoas andam de carro a noite do que de dia. E o barulho é constante. O que, claro, não me deixa dormir.
Isso é um problema que cada vez mais pessoas estão sendo afetadas. Com o aumento no número de carros e o crescimento populacional das cidades, a poluição sonora se tornou a causa de diversos distúrbios, como stress e insônia. Um problema que aparentemente muitos não davam ouvidos, hoje tornou-se um dos grandes males das cidades insustentáveis. E eu virei um Zumbi.