O atual cenário ambiental dos oceanos é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. O lançamento de esgotos e resíduos em ecossistemas costeiros aumenta diretamente a atividade microbiana através do fornecimento de matéria orgânica. Este, por sua vez, esgota o oxigênio e pode levar ao desenvolvimento de ‘zonas mortas’ nas águas costeiras.Em outros lugares, esse enriquecimento artificial das águas costeiras provoca surtos de algas prejudiciais que envenenam a vida marinha. Além disso, os metais pesados, poluentes orgânicos persistentes (POPs), plásticos, petróleo e pesticidas têm efeitos devastadores sobre a vida marinha e são transferidos pela cadeia alimentar, podendo impactar diretamente na saúde humana.
No entanto, o mais preocupante é o aumento na quantidade de carbono na atmosfera. As moléculas de CO2 reagem com a água e produzem o ácido carbônico, o que deixa o mar um pouco mais ácido do que o normal – fenômeno chamado de acidificação oceânica. Isso afeta principalmente os recifes de corais, que são o berço da vida marinha. Segundo relatórios do “International Programme on the State of the Ocean”, provavelmente 25% dos recifes já estão mortos.
Rafael Morais Chiaravalloti, autor do livro Escolhas Sustentáveis
One Comment
Leo
E ainda querem deixar somente para 2020, que todos os países do mundo, inclusive os mais poluidores, cemecem a reduzir significativamente a emissão de poluentes. Até lá, infelizmente, mais recifes de corais vão morrer.
Parabéns pelo artigo!