Mamona serve para muitas coisas. Elas podem, por exemplo, ser a solução para a crise energética do país. Pois há uma grande esperança na produção de biocombustíveis a partir do seu óleo. No entanto, nada é bom para tudo. E foi o que tentou dizer o ex-Presidente “Lula”, na base do “sem querer querendo”, quando viu o Governador do Paraná Roberto Requião comendo as sementes da fruta – que são venenosas. Ou seja, mesmo com a mamona, peça chave do estilingue até a matriz energética do Brasil, é bom tomar cuidado, pois o mau uso pode prejudicar nossas vidas. E devemos ter o mesmo cuidado quando o assunto é SUSTENTABILIDADE.
Sustentabilidade na prática significa usufruir, ou explorar, os recursos naturais de forma que não prejudique o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas. É pensar, ao mesmo tempo, no futuro da humanidade e na renovação da natureza.
Para nossas “Escolhas Sustentáveis” devemos nos basear no que chamamos de tripé da Sustentabilidade:
-ecologicamente correto;
-economicamente viável;
-socialmente justo.
Com está filosofia podemos garantir a Sustentabilidade de uma área explorada não afetando o bem estar econômico e social. Além de favorecer a capacidade de regeneração dos recursos naturais mesmo com a presença atuante da mão humana. Basicamente como a mamona: com cuidado, podemos ir muito longe.
2 Comments
Túlio Lima Botelho
Além de ser altamente venenosa, a mamona enquanto espécie exótica pode ocupar ambientes naturais próximo de onde está sendo cultivada para os fins energéticos. Deve-se tomar cuidado com isso, pois a presença de uma espécie exótica em habitats naturais pode ser muito desastrosa.
Rafael Morais Chiaravalloti
Com certeza Túlio, espécies exóticas são um dos maiores problemas ambientais que existem para a biodiversidade local. É o terceira maior força de extinção! Pois ela ocupa nichos de outras espéceis. Somando que temos opções nativas para o uso de biocombustíveis. Como como o Heitor escreveu no artigo, ela pode ser uma solução – não que seja a única ou a melhor!
Um Grande Abraço
Rafael