“Quanto mais avançamos tecnologicamente, podemos diminuir o impacto ambiental que nossos bens produzidos trazem à Natureza, poluindo menos e utilizando menos recursos naturais.”
Você acredita nesta frase?
Pois eu lhe digo, que sim, eu acredito!
Há tempos nossa tecnologia vêm evoluindo muito e em curtos espaços de tempo, isto se deve ao fato de nossa ciência estar avançada em algumas áreas e ao fato de que as ferramentas para pesquisas, na maioria dos casos, são produzidas e pode-se então iniciar novas pesquisas.
Em um post sobre o e-lixo que postei aqui no blog há algumas semanas, comentei sobre quantos metais um celular tem, e os impactos destes materiais no meio-ambiente. Hoje eu falo a vocês que a tendência futura, se tudo der certo, é diminuir o processamento de computadores domésticos e assim utilizar menos materiais pesados que poluem muito a natureza.
Uma nova tecnologia que está ainda em desenvolvimento mas que tem grandes chances de futuro, que é a Computação em Nuvem (ou Cloud Computing).
O Cloud Computing é uma forma de computação onde os arquivos, os programas ou qualquer aplicativo que o usuário possua não fiquem armazenados ou instalados no computador, mas sim guardados em um servidor na internet e as aplicações rodem direto de sites. Sendo assim, os computadores que são utilizados para tarefas básicas não necessitariam ser tão sofisticados e os materiais seriam usados em menor quantidade em sua produção, reduzindo também o custo.
Para alguns isso pode parecer meio futurista, mas eu lhes digo que vocês já devem ter usado algum programa pela rede, alguns exemplos:
*Se você tem uma conta no Hotmail, você pode já ter usado o SkyDrive, que nada mais é do que um servidor onde você coloca seus arquivos e pode acessá-los de qualquer lugar pela internet;
*No Gmail temos vários aplicativos, como o Google Agenda ou o Google Docs (onde existe um aplicativo editor de texto, de planilhas e até de apresentações de slides), estes e muitos outros podem ser acessados pelo Google Apps.
*Na internet temos vários outros programas, como para a criação de fluxogramas, edição de imagens, conversão de textos para imagens, imagens para texto, dicionários online, e mais uma infinidade de aplicações.
Existe inclusive um Sistema Operacional que segue o conceito de Computação em Nuvem, o Google OS, da Google. Com ele o usuário tem tudo na nuvem a sua disposição e a qualquer momento.
Um dos maiores desafios, ao menos aqui no Brasil, é a largura de banda, que é basicamente a velocidade da internet, que é muito lenta e portanto acaba sendo inviável ainda este tipo de aplicação para muitas pessoas. Mas quem sabe em um futuro próximo?
Até a próxima!
One Comment
Pingback: Computação em Nuvem e o meio ambiente | Diário do Verde