Tive, na semana passada, um EcoInsigh diferente e interessante: me deu vontade de tirar foto de um lugar que havia fotografado há 9 meses. E… O que mudou? Será que dá para brincar de encontrar os “7 erros”?
Acessei alguns portais de notícias ontem que noticiaram que não chove na cidade de São Paulo há mais de 50 dias. Sim, de certa forma estamos sentindo falta de chuva! Os dias estão realmente muito secos e quentes, o que compromete a qualidade de vida da população.
Se observarmos as imagens acima, podemos perceber que a atmosfera está atualmente “carregada”. Opa! Acho que já encontramos 1 erro: não enxergamos praticamente nada do azul do céu na foto atual e isso não se dá, necessariamente, por conta de presença de nuvens. Nem vejo nuvens! As nuvens são compostas por gotículas de água e isso é o que menos temos visto cair do céu por aqui… A massa cinzenta é realmente poluição!
É claro que a poluição se intensifica com a ausência das chuvas. Algumas pessoas dizem que, quando chove, São Pedro está lavando o céu. Não sei não se o céu precisa realmente ser lavado, mas não tenho dúvidas quanto ao nosso ar. E acredito mesmo que há muito mais coisas entre o Céu e a Terra do que podemos imaginar!
Quando chove, as gotas de água carregam junto de si as partículas de poluição para o solo, e assim o ar fica mais “puro”. Nossas árvores também possuem um grande papel nesse sentido: suas folhas filtram essas partículas e, quando chove, a água da chuva lava as folhas, retirando toda poluição. Opa! Acho que encontramos mais um erro: nossas árvores da foto atual estão menos verdes! Bem… São tantos os benefícios das árvores! Esse tema merece ser escrito em um artigo próprio.
As árvores e os gramados – sendo estes os do corredor central e também os da lateral – estão mais marrons na foto atual e dão a aparência de que o ar está menos “puro” e menos refrescante. Se observarmos ainda os outros detalhes, encontramos mais diferenças: vejam só, o prédio que estava em construção já está mais alto e parece que a obra ainda não acabou. Será que o cinza vai tomar o lugar do verde? Esperamos que não. Vamos aguardar a próxima estação confiando que “ao contrário de um edifício, o jardim jamais pára de crescer” (trecho estraído do prólogo da obra Brida, de Paulo Coelho).
Aprecie as imagens com mais calma. Clique aqui para ampliá-las.
One Comment
Pingback: “Vamos torcer para o verde” | We Mídias