Há aproximadamente três semanas iniciou-se a primavera no hemisfério sul e, quando falamos em primavera, flores podem ser uma das primeiras coisas que nos vem à mente – isso se não for a primeira.
Acontece que não dá para falar em estações do ano sem lembrar de elementos da natureza; e não dá para falar de natureza sem lembrar de flor, quando primavera. Uma coisa está ligada à outra.
Isso porque temos em mente aquelas imagens marcantes das quatro estações do ano, mesmo não sendo essas diferenças uma realidade tão acentuada aqui, em clima tropical.
Iniciar esse texto com uma foto de flor foi uma estratégia, pois acredito mesmo que uma imagem pode realmente dizer muitas coisas por si só – e por isso as fotos são interessantes. Quando são imagens de elementos naturais, podem ainda nos comunicar alguma realidade bastante próxima, fazendo-nos refletir a cerca do tema.
Pensando ainda nas ligações, nas coisas que nos fazem lembrar de outras coisas e na natureza, não podemos deixar de apontar a relação ecológica que vemos nesta imagem: são inúmeras joaninhas em contato com a flor!
Quando falamos de ralação ecológica, falamos na maioria das vezes em interações entre os seres vivos. Sim, eles interagem e juntos produzem algum efeito no ambiente. Vejam só: nesta imagem temos as joaninhas, que são insetos (possuem 1 par de antenas e 3 pares de patas), provavelmente se alimentando de grãos de pólen e néctar desta flor de lírio.
Além desta, outras interações podem estar acontecendo e que comprometem o futuro, tanto da planta como do inseto – e do ambiente como um todo.
Além das flores de jardim, por onde as joaninhas voam e podem espalhar os grãos de pólen pelas flores de outras plantas, fertilizando-as, elas costumam ser muito bem-vindas também na agricultura, pois se alimentam também de pulgões e outras pragas que podem destruir as plantações.
Em geral, com a presença das joaninhas temos um beneficio também para o agricultor que, mantendo-as vivas, consegue melhor produção.
Mas é claro que, embora as joaninhas e tantos outros insetos possam estar fazendo parte da polinização e outros benefícios, elas também são alvo de pássaros e outros animais que delas se alimentam. Nisso tudo há o equilíbrio, que é constante na natureza para que todos os elementos sejam beneficiados de alguma forma, em algum momento.