Recebemos um comentário de um leitor (kaio_black) a respeito de uma citação utilizada em um dos artigos do Diário do Verde. Linguagem chula, palavrões e gramaticalmente tosco. Tal comentário está relacionado a um de meus artigos (Mormaço na floresta) e refere-se a um trecho do poema de Thiago de Mello.
Em tempos de liberdade de expressão discutimos internamente, Gabriel e Rafael (Editores), e eu (autor) sobre o incidente. Embora haja em nossa Política Editorial artigo que prevê situações como esta, optamos por divulgar o comentário, responde-lo e levar o tema ao debate.
Ora, se a liberdade de expressão que queremos é para todos, haveria limites para ela? Os exaltados de plantão diriam que não. Eu penso que há sim. Cremos que “o limite da liberdade de cada um é o direito do outro.” [1]
Quando em nome de sua liberdade você ofende, discrimina ou vilipendia o outro, você não está fazendo uso de liberdade, mas sim da opressão. Ao reivindicar aquele tipo de liberdade para si, Sr. kaio_black, você tenta revogar nosso direito a ela.
É inaceitável que, em nome de ideais ditos “libertários” que possa acalentar, ou como queiram se definir, julgue-se no direito de atacar pessoalmente aqueles dos quais diverge. Supomos que ainda aparecerão outros exaltados, alguns sob preocupações legítimas e outros por mísero oportunismo, para se projetarem.
Lembro de um texto destes que circulam pela internet, “Cometas e Estrelas”, apenas porque analogamente há pessoas cometas e há pessoas estrelas. Há os que passam e brilham num breve instante. E com a mesma rapidez desaparecem. Bem sabemos que na vida todos passam. Apenas alguns te oferecem a possibilidade de sonhar mais. As estrelas.
Continuaremos defendendo a liberdade de expressão para todos, sobretudo nos grandes meios, especialmente na internet.
É o que fazemos no Diário do Verde. Defendemos o direito e a liberdade de todos, em especial àqueles que se encontram excluídos do debate público, político e social por não terem acesso aos meios de comunicação (ou educação no caso do Sr. kaio_black), que são financiados (e mal aplicados) em grande parte pelo dinheiro de todos nós.
Em última instância, buscamos transmitir de maneira acessível o conteúdo do blog e com qualidade, e de modo descontraído e bem humorado, mas sem perder a seriedade e o compromisso e pertinência com a causa socioambiental.
O Diário do Verde e seus autores sempre estarão dispostos ao debate sério, respeitoso e bem-intencionado.
Links para o Sr. kaio_black se informar melhor, caso queira:
- Especialistas afirmam que o desafio é conciliar liberdade da internet com segurança http://bit.ly/g0IkNY
- •Faltam delegacias especializadas em crimes virtuais http://bit.ly/eAPPTE
- •Ministério Público Federal reclama da dificuldade de combater crimes na internet por falta de legislação adequada http://bit.ly/e2BbEs
Como diz o dito popular: a diferença entre o remédio e o veneno é de apenas uma dose.
[1] Eduardo Guimarães em “A liberdade de expressão na internet” – Blog Cidadania.