Comecei falando sobre servidores e como os sites são hospedados em um post na semana passada, você pode conferi-lo aqui.
Bem, continuando, hoje vou falar um pouco do consumo dos servidores de banco de dados e como diminuir este consumo de energia elétrica.
Vamos pegar por exemplo uma única estação de servidores da empresa Facebook, nos Estados Unidos. O consumo de energia, antes de algumas medidas para diminuí-lo, poderia chegar a alimentar uma cidade inteira de médio porte!
Mas por quê isso?
Isso se deve ao fato de que para um conjunto de servidores estarem ligados e funcionando não é somente necessária a energia que os mantem funcionando, mas algumas outras coisas que são essenciais, como por exemplo, a refrigeração. Um servidor faz grandes quantidades de processos em um curto espaço de tempo e está sempre ligado, isto requer uma temperatura baixa para que ele sempre possa funcionar corretamente e não trave ou seja danificado.
O processo de resfriamento dos servidores é feito por meio de aparelhos de ar-condicionado. Em uma estação grande de servidores – como a citada acima, são necessários para o funcionamento dezenas de centenas de aparelhos como este que fazem o papel de manter tudo funcionando corretamente, evitando o super aquecimento das máquinas.
O problema é que, como se sabe, aparelhos de ar-condicionado possuem um consumo de energia muito elevado e, se juntarmos muitos deles funcionando ao mesmo tempo, temos um consumo muito grande de energia.
Mas, enfim, o que pode ser feito?
Esta pergunta pode ser respondida de diversas maneiras:
Nos EUA, o Facebook teve a ideia de deixar que o ar frio natural ajudasse no processo de resfriamento, diminuindo assim o uso dos aparelhos de ar-condicionado. Mas e no Brasil, que temos em 95% do ano temperaturas acima de 25ºC?
Uma alternativa seria a implantação de placas solares para captação de energia e assim exigir menos da rede elétrica, outra seria a captação de energia eólica para o mesmo fim, e uma terceira é a utilização das águas do mar para o resfriamento dos equipamentos.
Estas são três alternativas viáveis e aceitáveis para minimizar o problema do consumo de energia dos servidores de grandes empresas, mas até onde se sabe, nenhuma empresa emprega nenhum destes processos, todos são projetos em estudo para a implantação.
Claro que no Brasil não temos grande quantidade de estações com servidores como na América do Norte ou Europa, mas vale a tentativa de preservar o meio ambiente por aqui.
Esta são algumas ideias, espero que sejam adotadas um dia (e cedo, bem cedo).
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei
One Comment
Pingback: Processadores e Eficiência Energética | Diário do Verde