Esta semana vou falar um pouco sobre sites da web e como eles são representados no mundo físico.
Bem, diariamente com certeza você acessa dezenas ou centenas de websites na internet, pois então, como estes sites estão lá? Como que isto simplesmente aparece em sua tela pelo navegador? Por quê alguns sites são mais lentos de carregar do que outros e por quê os sites ficam fora do ar?
Bem, não é novidade para ninguém que o Twitter até um tempo atrás ficava constantemente sobrecarregado e impossível de se acessar, a chamada “baleia do Twitter”, pois bem, isso acontecia porque muitos usuários acessavam o site ao mesmo tempo e, se mais pessoas o acessassem ele poderia ficar realmente fora do ar (ou offline).
Efeito este similar aos ataques aos sites do governo brasileiro feito pelo grupo intitulado LulzSec, muitos acessos simultâneos de diversos locais do mundo fizeram com que os servidores dos sites do governo brasileiro caíssem – opa, mas apareceu uma nova informação: os servidores!
Pois bem, todo site está alocado em um servidor. Basicamente é um computador muito potente que tem um espaço reservado para o site, mas estes servidores possuem um limite de acessos e de tamanho de alocação, e ultrapassar estes limites pode fazer com que eles travem ou desliguem.
Resumindo, todos os sites que você conhece estão em servidores, e grandes empresas, como a Google, o Facebook, a Microsoft e a Apple possuem poderosas estações com milhares de servidores, consumindo muita energia, e esta energia gasta e como pode ser baixado este consumo falarei na semana que vem no próximo post da coluna Tecnologia Verde.
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei
2 Comments
Pingback: Diário do Verde
Pingback: Processadores e Eficiência Energética | Diário do Verde