Quaresmeira (Tibouchina granulosa).
Quarta-feira de cinzas é sempre assim: muitas pessoas acabam acordando mais tarde porque muitos começam a trabalhar após o meio-dia.
Eu não sei, na verdade, a que horas você acordou hoje, mito menos a que horas você estará lendo este texto. Eu não sei também se você estará disposto a ler depois de passar por esse tão esperado feriado: o nosso carnaval! A única certeza que tenho é que tive a ideia ou, como costumamos chamar nesta coluna, o “insight” de escrever este texto nesta semana e programá-lo para ir ao ar nesta quarta-feira. Simples assim…
Mas, o que temos pra hoje e o que representa a imagem deste artigo?
Após passar pelo carnaval, festa que se originou na Grécia e cuja palavra vem do latim “carne vale” (ou “carnis valles”), temos o período da quaresma que se inicia na quarta-feira de cinzas. Mas é claro que não estou falando tudo isso por acaso e deve haver alguma ligação com o meio ambiente, ainda que seja apenas a nível de curiosidade!
E quem não gosta de curiosidades? A curiosidade, por si só, já é o sentimento e representa também o motivo para querer saber algo. Então, vamos em frente…
Em latim, “carnis” significa carne e “valles” significa prazeres. Assim, na antiguidade o período do carnaval surgiu como tempo para reunir diversas festas com muita comida e bebida, já que logo em seguida viria a quaresma, período religioso cheio de privações como preparação para uma importante data no cristianismo: a páscoa.
Entrar nos detalhes destes períodos significa escrever pelo menos mais três novos artigos: uma para cada data – carnaval, quaresma e páscoa. Vou me atentar ao período presente: o aqui-agora.
O dia de hoje, além de ser a quarta-feira de cinzas, é também o primeiro dia da quaresma e, para o dia de hoje, temos como imagem para este artigo a foto de uma árvore que floresce exatamente neste período: uma quaresmeira!
As quaresmeiras são árvores brasileiras e nativas da Mata Atlântica. Há diversas espécies e, além de flores roxas, há também quaresmeiras de flores rosa.
Por serem nativas, suportarem variações de temperatura e suas raízes não serem muito grosseiras, são recomendadas para se ter nas calçadas das cidades e, por isso, podem ser facilmente vistas floridas nessa época do ano.
Você já viu uma quaresmeira perto da sua casa? Que tal procurar na sua cidade?
Aproveite enquanto é tempo…