• Busca

  • O impacto dos Meios de Comunicação na Natureza

  • Existe algum impacto dos Meios de Comunicação na Natureza? Claro, tudo aquilo que foi inventado pelo homem e até a própria natureza tem impacto sobre ela mesma, o que realmente importa na verdade, é saber se este impacto é positivo ou negativo, se é benéfico ou maléfico.

    A Comunicação é muito antiga. É o método de interação com outros seres humanos e existe desde o início da humanidade. Existem diversos meios pelos quais nos comunicamos: a internet, jornais impressos e digitais, telefone, revistas e periódicos, rádio, televisão e diversos outros meios.

    Cada um possui um impacto ambiental diferente. Se olharmos pelo lado negativo, temos o papel gasto nos jornais e publicações impressas, a energia e a matéria prima utilizada nas tecnologias, além de possíveis resíduos no processo de fabricação, o descarte dos produtos e até mesmo existem estudos sobre o impacto das ondas de frequência utilizadas na transmissão de rádio, TV e internet em algumas plantas e animais.

    Por outro lado, temos o impacto positivo. Mas como assim? Bem, podemos nos Comunicar! E a comunicação é incrível! Já pensou se o único meio de comunicação existente fosse a fala? Precisaríamos estar presentes em um mesmo lugar e as mensagens deveriam ser passadas de uma pessoa a outra, já pensou o impacto disso em nossa vida? Na disseminação de ideias e contextos? No poder que os governos teriam quanto ao controle de informações?

    Pois bem, o impacto positivo da comunicação na natureza é o seu poder principal: Prover a interação, o compartilhamento rápido e fácil de ideias e conceitos. Através dos meios de comunicação podemos mudar o mundo! Só depende de nós para saber se o mudaremos para melhor ou não (claro, alguns meios de comunicação podem ter um impacto negativo mais significante, mas não estou julgando estes aspectos).

    Agradeço a comunicação, pois, se ela não existisse, eu não poderia estar aqui conversando e compartilhando minhas ideias com vocês. De fato, nenhum de nossos colegas, o Sandro, o Rafael, o Luiz e o Gabriel, além de nossos colegas de outros blogs e de toda a web, poderíamos publicar e compartilhar com vocês leitores, graças a vocês e a comunicação tudo é possível.

    Obrigado por lerem nosso blog e o que posso dizer em conclusão é: Comuniquem!

    Vitor Casadei

    Vitor Casadei

    facebooktwittergoogle pluslinkedin

    Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar Sorocaba e Web Designer, interessado em Green IT, Web, Pesquisa de Novas Energias, Cães e Gatos.


  •  

  • Compartilhe:

  •  

  • Leia também: