Esta semana recebi um convite muito interessante, e por estar pegando mais informações não postei na terça-feira (ontem) como de costume.
Enfim, fui convidado a um coquetel de inauguração de uma nova tecnologia de tijolos. Até onde pude ver, são tijolos diferentes de todos os outros no mercado, e claro, sustentáveis.
O tijolo é o material mais utilizado em construções, pois enfim, é ele que dá a sustentação da casa e por que não fazê-lo mais “verde”?
Pois bem, não somente o tijolo pode ser feito desta forma, mas também telhas, pisos, o próprio cimento, e, a natureza agradece.
Telhas: As telhas de barro podem ser mais ecológicas utilizando-se restos de construções, o que já é feito por algumas empresas; Já as telhas de fibras, podem ser recicladas ou utilizado em sua fabricação fibras naturais.
Pisos: Nesta categoria temos muitas opções de pisos, desde os pisos de madeira, os de fibras e os reciclados. Também muito presentes no mercado.
Cimento: O cimento comum é responsável por 5% das emissões de gás carbônico na atmosfera. Isso é muito grave e ocorre pois um dos principais componentes do cimento, o clínquer tem a característica de liberar o gás. Este problema já foi resolvido, com um novo tipo de cimento que utiliza resíduos siderúrgicos na fabricação, o problema é que não são tão popularem no mercado (existem em sua maioria só no Sudeste, devido à concentração de siderúrgicas).
Bem, todos estes materiais ecológicos citados acima são ótimas pedidas para uma obra, e lembrando que são super seguros, da mesma forma que os originais são resistentes, estes também o são.
Na próxima semana trarei as notícias sobre este novo tijolo do qual fui convidado à cerimônia de apresentação.
Até a próxima!
3 Comments
Pingback: Diário do Verde
Paulo
Onde esta casa foi construída? por quem?
Vitor Casadei
Desculpe, a imagem foi retirada da internet e não tenho esta informação.