A cada alguns milhões de anos a Terra passa por certos desconfortos. Não se sabe muito bem porque, mas de tempos em tempos ocorrem mudanças bruscas aqui no terceiro planeta virando a esquerda do sistema solar. As hipóteses são mudanças no campo magnético, explosão de estrelas próximas e uma consequente chuva de radiação, proximidades com buracos negros e outras razões que nem anestesia de dentista pode nos fazer imaginar. Quando essas mudanças ocorrem, trocamos o chamado período glacial, e a Terra dá uma esquentada ou esfriada. Atualmente estamos passando por um período inter-glacial (estamos saindo da Era do Gelo) e a Terra está esquentando.
Então me perguntaram: …quer dizer que a Terra está esquentando por questões naturais e a história do aquecimento global pelo homem é mais falsa que a minha sogra dizendo que gosta de mim?
Não! Embora a Terra esteja naturalmente esquentando, os modelos indicam que a emissão de CO2 pelo homem fez, até agora, aumentar a temperatura da Terra 0,6 ºC além do esperado. Ou seja, estamos acelerando o processo.
——
Rafael Morais Chiaravalloti, biólogo e mestre em Desenvolvimento Sustentável.
Livro: “Escolhas Sustentáveis: discutindo biodiversidade, uso da terra, água e aquecimento global” com Cláudio Pádua, Editora Urbana, 2011, 169 p.
Site: Café com Sustentabilidade
e-mail: rafaelmochi@gmail.com e Facebook, @R_Chiaravalloti.
2 Comments
sandromenezes
vc viu a materia do Fantastico sobre ”guerra climatica”? talvez o aquecimento global seja uma terceira guerra mundial q iniciou-se e nem sabemos! Imaginacao? acho q acabou minha hora no dentista.
Pingback: Humanos, demasiado humanos | Diário do Verde