Acredito que vocês devem estar cansados de toda a internet falando sobre o mesmo assunto: Steve Jobs.
Bem, eu já tinha um material sobre a Apple e seu papel em relação ao meio ambiente e estou aproveitando a deixa para falar um pouco sobre o assunto (Antes de tudo, acredito que Jobs era uma grande pessoa, um gênio da arte e design computacional).
A empresa de Jobs sempre publicou muitas informações sobre seus processos de produção, suas medidas e metas atingidas quando se diz respeito à relação da empresa com a natureza. No site da Apple, podemos conferir várias informações sobre a parte verde da empresa (você pode conferir clicando aqui).
Pois bem, a Apple pode ser considerada uma empresa modelo, ao menos na teoria, no quesito de redução da emissão de CO2. Segundo o site, dentre os processos, a Fabricação dos produtos gera em torno de 46% dos gases do efeito estufa emitidos no ciclo de vida do produto, o que é consideravelmente coerente, pois na fabricação em geral, o produto é montado, o que envolve diversos processos que podem poluir o meio ambiente; além disso, 6% dos gases liberados são pelo Transporte; 45% pelo uso dos produtos (recarregando as baterias, por exemplo); 1% da Reciclagem e 2% das Instalações.
Além disso, muitas pessoas não sabem, mas podem reciclar seus aparelhos usados e ainda receber por isso. Clique aqui e confira como isto funciona. Mais um ponto positivo.
Entretanto, nem tudo são flores. Uma notícia veiculada no último mês desmente um pouco a postura verde da empresa.
Segundo a matéria, fornecedores da Apple estariam poluindo uma região da China. A poluição é tão grave que alguns estudos indicam probabilidade de causar câncer nos moradores da região afetada.
A matéria na íntegra pode ser conferida clicando aqui. Ao todo, são mais de 25 empresas investigadas. A empresa Apple, em sua parte de responsabilidade ambiental, deveria cobrar mais de seus fornecedores para que estes também sigam as normas e metas para não poluir tanto o meio ambiente. Ponto negativo.
Este é um exemplo, mas muitas outras empresas possuem fornecedores poluidores, de forma descarada. Pesquisando, encontrei vários casos de empresas muito conhecidas, como Adidas, Nike, Puma, Calvin Klein, e, coincidentemente, todos estes fornecedores problemáticos se encontram na China. É necessária mais fiscalização vindo das próprias empresas e é claro, do governo dos países.
Fico realmente muito triste com histórias como estas, até mesmo casos cotidianos que podemos encontrar como um motorista jogando lixo pela janela do carro ou alguém iniciando uma queimada.
É uma missão difícil, mas fica a dica: Quando comprar um produto de alguma empresa, prefira as certificadas, por exemplo, pela ISO 14000. Cada um fazendo a sua parte podemos fazer uma grande diferença.
Como estudante de exatas, tenho muita dificuldade em abstrair certas coisas, e acho apropriada uma frase muito curiosa de Albert Einstein – “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei