O certificado ISO 14001, emitido pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, é concedido às empresas que, em seus processos, zelam pelas práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação da biodiversidade. Toda empresa que busca adaptar seus procedimentos com foco em gestão ambiental devem ter esta importante chancela. Para sua aplicação, são levados em conta quesitos como políticas de meio ambiente da empresa, natureza de suas atividades, instalações e core business.
A legislação ambiental, no Brasil, é uma das mais rigorosas em todo o mundo, e prevê punições que vão de um a três anos de reclusão para empresas que não respeitam o meio ambiente, dependendo da infração cometida. As empresas que respeitam o meio ambiente, portanto, além de já cumprirem um papel importantíssimo e urgente, estão evitando problemas com os órgãos de fiscalização e controle.
A implementação do ISO 14001,com todo reconhecimento que simboliza, representa um enorme avanço, quando se trata de uso racional de insumos e incremento na produtividade sem agredir a biosfera. O retorno para empresas com o certificado é de ordem tanto institucional quanto material.
Como obter o certificado ISO 14001
Reconhecido internacionalmente, o selo ISO 14001 baseia sua credibilidade na integração entre motivação econômica empresarial e métodos sustentáveis de produção. Para muitas empresas, ainda é um desafio conciliar atividade lucrativa e respeito ao meio ambiente. De forma resumida, para a obtenção do selo, é necessário implementar o SGA – Sistema de Gestão Ambiental. Uma vez em prática, o SGA possibilita a identificação dos pontos em que a atividade produtiva seja poluidora, ou onde esteja desperdiçando insumos e materiais. Assim, realiza-se monitoramento constante da produção, de maneira a equilibrar todos os setores.
Uma das dificuldades enfrentadas pelas empresas é entender que, na maioria dos casos, o investimento que se faz para adequação às práticas sustentáveis pode aumentar sua lucratividade. Investir em separação de lixo, por exemplo, pode representar lucro extra para as empresas que negociam recicláveis, ou mesmo os recondicionam.
Gelma Reis, da Ética Ambiental, empresa de consultoria ambiental, com certificado ISO 14001 e ISO 9001 entende que, futuramente, todas as empresas, não importa o ramo profissional, deverão se adaptar às normas sustentáveis de produção “É impensável, num futuro próximo, uma empresa não atender aos requisitos de produção que respeitem o meio ambiente. Aos poucos o empresariado brasileiro vai entendendo que não é questão apenas de evitar multas, mas sim de manter a própria sobrevivência”.