Na hora de comprar um novo computador ou um novo celular, no que você pensa? Qual a marca? Qual a configuração de Hardware? Ele é bom? Está Barato? Mas o que deveria ser perguntado é “A empresa que produz o aparelho possui iniciativa verde?”.
Nos dias atuais muitas empresas possuem iniciativas verdes, mas o que ganham com isso? As empresas chamadas “verdes” ganham, na maioria das vezes, algum desconto fiscal por parte do governo e também o prestigio no meio Ecológico-empresarial.
Muitas ações podem fazer com que uma empresa seja considerada verde, como por exemplo a plantação de florestas, a administração de parques ecológicos, incentivos a Organizações Ambientais, ou ainda a redução (ou a não utilização) do uso de materiais poluidores em seu produto final.
Em notebooks, algumas marcas possui o símbolo de “Marca Verde” pois diminuem (ou não utilizam) metais pesados, como o chumbo, em seus aparelhos; Outras empresas de telefonia celular, produzem modelos com plástico reciclado.
Mas o que isso vai ajudar?
A pergunta na verdade não é essa, a pergunta é: No que posso ajudar? Preferindo produtos que possuam o selo verde, você incentiva aquelas empresas que não gastam recursos se preocupando com o meio ambiente a olharem para a natureza de maneira diferente, e, quem sabe, até adotarem políticas mais ecológicas. Uma empresa verde ganha de todas as maneiras: Ganha descontos fiscais e ainda deve ganhar a preferência do consumidor.
Não digo para você, leitor do Diário do Verde, comprar o produto “x” da empresa “y”, mas peço para que pense antes de adquirir um novo produto tecnológico e escolha aquele que mais se adapta a você e que não cause tanto impacto ambiental, procurando por marcas verdes.
Até a próxima!