Olá, primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela minha ausência no blog. O final de 2012 foi extremamente complicado para mim, tive alguns problemas de saúde, mas hoje estou bem recuperado já. Gostaria de dizer também que agora publicarei quinzenalmente, por conta do meu pouco tempo livre, mas não abandonarei vocês. Fiquei feliz em receber e-mails de alguns leitores perguntando sobre minha ausência, obrigado.
Mas agora, vamos começar. Bem, eu andei lendo alguns artigos sobre o consumo de energia do Brasil e sobre a Copa de 2014 e preparei este texto falando um pouco sobre o assunto.
Um Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostra que o consumo de energia no país durante todo o ano de 2012 foi 4,2% maior que o consumido em 2011. Segundo o ONS, isso é decorrente da forte onda de calor que esteve sobre o Brasil no ano passado.
Agora em 2013 ainda não se tem uma análise de quanto será o consumo, mas as temperaturas tendem a não abaixar.
Bem, o meu foco é 2014, o ano da Copa. Neste ano teremos a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, muitos discutem os benefícios e os problemas que a Copa pode trazer, entretanto muitos esquecem de falar do impacto ambiental e do consumo de energia elétrica que a Copa trará.
Segundo estudos, o impacto ambiental seria o mesmo de um ano de consumo de energia no país. Isso é muito!
Claro que existem projetos ecológicos no tema, mas o fato é que teremos um grande impacto e teremos que nos recuperar disto depois. Sempre digo que as políticas de consumo e poluição no país são muito falhas, mas é extremamente importante que isso mude (além dos aeroportos, do trânsito, da segurança…).
Bem, qual era o objetivo do texto? Bem, eu fiquei assustado com as perspectivas e tento fazer algo a respeito. O que posso concluir é: Faça sua parte: economize, recicle, cuide do meio ambiente e do lixo que você produz! Assim, conseguiremos bons resultados.
Bom 2013 a todos!