Já tive a oportunidade de comentar um pouco aqui no Diário do Verde sobre o conceito de Cloud Computing, você pode conferir aqui.
Neste sábado dia 26, participei de um evento que já ocorre em mais de 200 cidades ao redor do mundo, a CloudCamp, no nosso caso, a CloudCamp Brasil, que ocorreu em Sorocaba, no campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
Além de todos os conceitos da programação em nuvem (que não vou citar neste artigo), um conceito é muito importante, mas por muitas vezes é deixado de lado. Este aspecto é a computação verde, o chamado Green IT.
O CloudComputing é basicamente executar todo o tipo de aplicações na internet. Por exemplo, se você usa o GMAIL, provavelmente viu o GoogleDocs, Agenda, Calendar, dentre outros aplicativos que estão disponíveis. A grande vantagem de se utilizar estes aplicativos é que o processamento não será realizado em seu processador, mas sim em algum servidor da Google. O que basicamente significa Economia.
Existem outros aspectos relevantes que também contribuem para economia de energia e recursos no conceito de Cloud, que não falarei neste post pois ficaria muito extenso e falarei em outros artigos aqui no Diário do Verde.
Vitor Casadei
Bacharelando em Ciência da Computação pela UFSCar
E-mail: vitor.casadei@gmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/vitor.casadei
Twitter: http://www.twitter.com/vCasadei
One Comment
Química Sustentável
Obrigada por informar o formulário. Já regularizamos o erro. Participe!