Cloud Computing é um termo ainda um tanto discriminado, principalmente em nosso país. Por este motivo muitas empresas vêm o serviço como sinônimo de falta de segurança ou instabilidade, outro motivo que faz com que exista este preconceito é o fato de que há anos empresas do setor de servidores e serviços Web vendiam serviços, como os de virtualização, como se fossem Cloud.
Entretanto, podemos dizer que temos algumas poucas, porém sólidas empresas que oferecem este tipo de serviço no país e também sempre teremos a Amazon para comprar este tipo de serviço.
Mas então, por que usar Cloud?
Bem, uma empresa que possua seus próprios servidores em sua unidade física teria vários gastos, como a compra dos aparelhos, a manutenção, o desperdício de espaço, o suporte técnico, empregados especializados para cuidar do maquinário, a conta altíssima por conta do ar-condicionado, dentre outros gastos. Se esta empresa optar por colocar seus serviços na nuvem, não terá nenhuma preocupação e só pagará pelo que usar.
Isso significa que ao invés de ter servidores, que, em seu maior tempo de operação estarão com baixo processamento, porém ligados e gastando energia, terá seus processos em servidores super-potentes que realizam diversas operações ao mesmo tempo para diversos clientes, sem interferir na velocidade e com o consumo de energia unificado, reduzindo desperdícios.
Outra vantagem é que não se terá o gasto com ar-condicionado, que será centralizado a empresa que fornece o serviço de Cloud. Por estes e por outros motivos o meio ambiente agradece, obrigado, por aqueles que usam a tecnologia e evitam gastar recursos, além do que, com a economia financeira, o Diretor Financeiro da empresa também ficará muito feliz.
Assim, posso dizer que é importante que se quebrem os velhos preconceitos e se comece a utilizar serviços Cloud. Claro que para algumas empresas não é vantajoso e para outras empresas, que não aceitam ter seus dados fora do território nacional esta não é uma opção perfeita, mas para os outros, certamente é.