Algumas pessoas estão sempre procurando o que fazer. Outras, nem tanto…
Para aquelas que não sabem o que fazer e nos incomodam, podemos dizer: “Vá catar coquinho”!
“Ir catar coquinho” ou “ir tomar banho” são expressões brasileiras que significam ir fazer outra coisa.
Mudar a rotina pode ser realmente muito bom, mesmo quando o maior interessado é aquele que mandou ir catar o fruto.
Mas, para alguns, catar coquinho não é questão de renovar as ideias ou dar sossego para alguém. Catar coquinho poder ter um significado muito mais vital e até produtivo para o ambiente como um todo. Uma questão de equilíbrio ecológico!
Muitas são as espécies de palmeiras que produzem o fruto chamado coco, e a essas chamamos também de coqueiros. Sim, os coqueiros são um tipo de palmeiras! Palmeiras que dão coco.
Ao mesmo tempo, muito são os animais que vão lá catar coquinho e não se incomodam com isso – até gostam. Papagaios e afins são um exemplo disso. Eu acho que seus familiares e amigos não os mandam ir catar coquinho, mas eles sempre vão mesmo assim muito empolgados “com sede ao pote”. Ou melhor: com fome ao coqueiro!
No vídeo abaixo vemos exemplares de Periquitos-de-Encontro-Amarelo (Brotogeris chiriri) se alimentando de coquinhos do Coqueiro-Jerivá (Syagrus romanzoffiana). Eles são da família dos papagaios, araras e o que comumente chamamos de “maritacas”. Os coquinhos, para eles, são um ótimo alimento!
Como podemos ver no vídeo, essas aves normalmente retiram os coquinhos do cacho – ainda que pendurados de cabeça para baixo – e buscam um lugar mais confortável nas proximidades para se alimentar, levando o fruto com o pé – normalmente o esquerdo, pois são na maioria canhotos -, até o bico.
Estando com o coquinho no bico, os periquitos podem até mesmo voar para outras árvores e, assim, contribuir com a disseminação dos coqueiros que, por vezes, poderão alimentar esses e muitos outros animais.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=4AZK4yS-LAk&w=560&h=315]