Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dd/Full_Moon_Luc_Viatour.jpg
Estamos ainda no mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água. Mas os dias não são todos iguais e, diferente da quarta-feira passada, quando falamos sobre a água pelo artigo “Água que vive“, para a noite de hoje temos a presença da lua cheia.
Apesar disso, podemos continuar falando de água…
Embora eu não seja pescador, sei da crença de que o período de lua cheia é “bom para pescar”. Conheço também outros mitos sobre a lua cheia. Você também conhece, não é?
Não acredito em lobisomem, nem outras crenças tão sofisticadas. Mas não podemos negar que a lua é um satélite e está fazendo parte do nosso Universo.
Ainda que pareça algo muito filosófico e abstrato demais, acredito na teoria de que todas as coisas da natureza estão interligadas. Acho que ainda não podemos provar isso, mesmo porque nem conhecemos todos os elementos da natureza e suas funções, mas o fenômeno das marés pode ser comentado aqui!
Pode ser história de pescador, mas faz sentido. Durante a lua cheia a maré realmente aumenta e, com isso, o número de peixes próximos às margens tende a aumentar.
Mas, por que a maré aumenta?
Os antigos acreditavam que a divindade estava por toda a natureza e atribuíam poderes específicos e individuais para diversos elementos: tinha o Deus do Sol, da Lua, do Vento, das Chuvas, dentre outros. Essas crenças não deixam de continuar existindo por outras formas parecidas.
O fato é que a lua tem sim um poder natural, assim como o planeta Terra. Trata-se da força gravitacional, que a lua também exerce e aqui na Terra vemos pela movimentação das águas.
A água de que tanto falamos na semana passada, e que está tão ligada a nós e ao planeta Terra, se relaciona também com a lua!
Em resumo acontece que, dependendo da posição da lua – e também do sol embora ele esteja muito mais afastado -, a força gravitacional exercida na Terra se altera e isso fica visível nos movimentos de subida e descida do nível do mar por conta da grande fluidez da água. Isso é fato comprovado.
Há quem acredite também em mudanças de humor e outros fenômenos ligados às fases da lua. Embora nem tudo esteja comprovado, não podemos descartar o fato de que a água, esse elemento que por natureza é bastante fluídica com muita liberdade de movimento, está presente em aproximadamente 70% de nosso corpo – fazendo parte da composição do sangue, hormônios, órgãos e outras estruturas.