“Fale da sua aldeia e você será universal” (Cezar Coelho)
Pensei hoje em compartilhar com vocês leitores do Diário do Verde uma “onda” bem peculiar da região vista em suas mais diversas relações, em especial com a imaginação lúdica e bem humorada e o mundo mítico amazônida: a pororoca.
Estou me referindo ao curta metragem “A Onda – Festa na Pororoca“. Esta é uma produção de 2005 , de Cássio Tavernard, que é arquiteto e desenhista. E é o primeiro filme da Turma da Pororoca, que acabou por dar origem a um projeto maior após o segundo filme: “O rapto do Peixe-Boi“, premiado pelo Ministério da Cultura e diversos convites e exibições em canais de TV (TV Cultura, Tv Ratimbum, Zoom, etc.) e mostras de cinema pelo país. Tal projeto culminou na produção de uma série com 13 episódios, em fase inicial (02 primeiros episódios em fase de produção), a partir da Lei Semear, patrocínio da Oi e a parceria com a Central de Produção Cinema e Vídeo da Amazônia, da Márcia Macêdo.
No primeiro curta o senhor Caranguejo está desesperado com os últimos preparativos para a festa que celebra a passagem da pororoca. Enquanto todos começam à chegar para a festa da passagem da grande onda, o Caranguejo percebe que o poraquê (que fornecerá a energia elétrica para a Aparelhagem Pipipipiramutaba) ainda não havia chegado pondo em risco a performance do grande Pipipipiramutaba. Os Candirus, que estão na maior farra, são encarregados de achar o poraquê antes da onda passar. Enquanto isso, na encosta do rio, Tia Filica conta os mistérios da Pororoca para alguns desavisados que foram atrás de diversão.
Em meio as confusões e contratempos os personagens traçam um perfil, diria quase sociológico, da região paraense. Sua cultura, sua linguagem e costumes, sua musicalidade (veja trilha sonora), representados por personagens tão reais quanto as pessoas que encontramos no Ver-o-Peso.
Mais do que diversão a produção da Turma da Pororoca traz um conteúdo didático riquíssimo que pode ser aproveitado por escolas e instituições de ensino no que tangem os temas de educação ambiental e cultura.
Vale a pena conferir.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=iDW_X7xsjhY]