“Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia e nós trocamos essas ideias, então cada um terá duas idéias”.
– George Bernard Shaw.
A imagem de hoje, desta primeira publicação do ano da coluna “Eco Insight”, não apresenta nada mais, nada menos, do que uma maçã. Isso mesmo: 01 maçã (em numeral mesmo, para ressaltar a singela quantidade). Mas se você olhar para esta maçã e se outras pessoas também decidirem olhar para esta mesma maçã, nós poderemos ter muitas pessoas olhando para esta maçã, ao mesmo tempo ou não, e isso não será um problema – nem para cada um de nós e nem para a maçã. O conflito pode ocorrer, talvez, quando não respeitamos a individualidade de cada um e decidimos contestar a maneira pela qual o outro se expressa.
Mas não acredito que esse conflito seja algo negativo. As ideias são individuais, nós sabemos, e por isso cada pessoa pode ter uma interpretação diferente sobre um determinado texto, sobre uma imagem e até sobre uma maçã – seja ela verde ou vermelha, não importa neste caso.
Se pararmos e ouvirmos a opinião do outro, como sinal de respeito à sua individualidade, talvez possamos ao menos entender o motivo pelo qual a pessoa pensa daquela forma, e podemos compartilhar da mesma ideia ou não.
Compartilhar! Eis a palavra chave, que está na moda (nas redes sociais), e que está subentendida nas palavras expressas pelo autor do texto inicial, que destaquei em negrito e entre aspas.
Dividir as ideias, no sentido de compartilhar, é uma soma para todos! Todos nós tomamos conhecimento do que está sendo compartilhado, e podemos tomar posse (aceitar) ou não. Igualzinho no facebook.
Mas, além das ideias, sobre tudo nós podemos compartilhar também as informações menos abstratas e que dá menos margens para contestações. Podemos dizer, por exemplo, que a maçã é o fruto da macieira, que é originária da Ásia Ocidental. Eis uma informação mais técnica e que pode até ser questionada, mas não se trata de uma ideia totalmente individual, pois advém de uma fonte de informação mais científica e não pessoal.
Rica em vitaminas, como por exemplo, B1 e B2, a maçã também possui fósforo, ferro e traz benefícios para o coração devido à quantidade de potássio e outras substâncias que impedem a formação de gordura por dentro das artérias.
Pertencendo à família Rosaceae, assim como a framboesa, o pêssego, o damasco, a cereja e outras frutas, há diversas espécies de macieiras, que necessitam de um clima frio para florescer.