“Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
– Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria”.
– Esopo
Penso que muitas vezes podemos nos enganar ao julgar as coisas pela forma que elas são, ou como acreditamos que elas sejam.
Nem tudo conhecemos, mas é fácil acreditar naquilo que é mais comum ou que estamos mais acostumados a ver, sem conhecer de verdade.
A maioria dos frutos maduros apresenta alguma coloração atraente para os animais – possuem algum colorido chamativo ou pelo menos alguma cor que se destaca em meio ao verde que predomina. Isso é mesmo importante para a própria planta, que necessita do animal que certamente poderá dispersar as sementes e gerar mais exemplares da espécie!
Mas, como quase tudo na natureza, isso também não é uma regra para todos. Há exceções…
A raposa não se importou com as uvas porque estavam “verdes”, mas ela não sabia que poderiam estar maduras.
Assim como os animais, os vegetais também possuem hormônios, ou seja, substâncias químicas, que produzem alguma mudança no desenvolvimento biológico. O chamado gás etileno é produzido por todo o fruto – desde a casca até as partes internas – e permite o amadurecimento dos frutos, degradando a clorofila que é responsável pela coloração verde.
Esse gás, quando produzido por um fruto, estimula também os outros frutos próximos para que também amadureçam. Por isso as bananas de um mesmo cacho, por exemplo, costumam amadurecer praticamente ao mesmo tempo. Isso funciona melhor ainda se as frutas estiverem dentro de um recipiente fechado! Logo estão todas amarelas…
Mas não podemos esquecer que sempre pode haver exceções. As uvas verdes, assim como as laranjas, limões, morangos e outras frutas, não dependem do etileno para amadurecer e, ainda no caso das uvas verdes, elas são realmente verdes quando maduras!