“Com oito bocas para sustentar.
E a nêga disse: “Tem mais um pra chegar!” (Cidade Negra)
No penúltimo artigo escrito por nosso companheiro Antonio Gabriel C. Gonçalves, “A Terra no Limite – 27/09/2011“, há o alerta para o fato de que estamos esgotando, além da cota (!), com os recursos naturais da Terra. E não paramos de consumi-la. Gastamos mais do que recompomos. Emprestamos, mas não devolvemos. Exigimos sem retribuir. Sem compensações. Parece-me algo como uma “dívida externa ecológica”, uma “inflação ambiental” ou uma “crise do euro à moda socioambiental“. O bicho tá pegando? Enquanto houver bicho, tudo bem.
Já o bicho homem, que beira os 7 Bilhões espalhados pela Terra, ainda dá sinais de possíveis calotes. Este número vi anunciado em um artigo da Revista Planeta (Jun/2011. Ano 39. Ed. nº465). “Somos 7 Bilhões. E agora?” Com tantas pessoas sobre a Terra, há respostas e diversos movimentos bem interessantes. Basta pesquisar no Google utilizando palavras chaves como Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação Ambiental, etc. A lista é grande de Práticas e Iniciativas Verdes. Busque informações aí perto de sua casa nos centros comunitários, Secretarias Municipais, Ongs no seu Estado. O primeiro passo deve ser seu!
Voltando ao assunto, a ideia de limite preconizada por Thomas Robert Malthus, em relação ao crescimento populacional versus recursos naturais – ou “capacidade de suporte”, em linguagem moderna – levou o economista Kenneth Boulding, a comparar a Terra a “uma astronave com recursos limitados, rodando em torno do Sol”, e a ironizar: “Quem acredita que o crescimento exponencial pode durar para sempre num mundo finito é louco ou economista.”
Senão, veja os infográficos abaixo:
A volta do espectro lúgubre de Malthus parece não ser notada pela grande maioria (na acepção da palavra), mas os números são alarmantes. Posso estar parecendo alarmista, sensacionalista, neurótico, etc. Mas este bonde está lotado. Para que eu vou descer na próxima estação!
One Comment
Luciene Nunes
Se fala em Educação ambiental , Sustentabilidade, mas jamais querem educar o povo a saber do controle de Natalidade.A terra é um espaço limitado,logo o povoar deveria ser controlado!Essa frase é primordial,para o planeta estar viável a todos:“Quem acredita que o crescimento exponencial pode durar para sempre num mundo finito é louco ou economista.”.