O livro escrito, aquele que temos na estante, no quarto, na sala, ou jogado em algum canto mesmo, pode acabar? O e-book, ou seja, o livro digital, pode acabar com o Livro convencional? Ainda não pode-se responder com certeza a estas perguntas, mas têm-se uma grande expectativa quanto a esta nova tecnologia.
O livro convencional pode estar acabando. Será?
Nos dias atuais não há mais o costume de se ler um bom livro da mesma forma que há 10 ou 20 anos atrás, assim como o hábito de ler Jornal e as revistas. Nos dias atuais, a maioria das pessoas se informam através da internet e fazem tudo por meio da rede.
Um ótimo exemplo disto é a recente notícia dada pelo governo dos EUA de que o terrorista Osama Bin Laden fora morto. Antes de qualquer jornal impresso ou de qualquer emissora de TV anunciar a notícia, os sites do mundo inteiro já haviam informado o ocorrido.
Para a fabricação dos livros é necessária a derrubada de árvores, não com tanto impacto quanto em outros setores da fabricação de outros produtos, mas ainda assim, há um dano ambiental. Na minha opinião, acredito que os e-books sejam muito importantes para o meio ambiente, com eles podemos ter muito mais acesso a conteúdos diversos com um preço muito reduzido, o que também facilita muito a divulgação de novos trabalhos que não teriam espaço nas edições escritas. Tenho, como muitas pessoas, dificuldade em trocar os livros da minha prateleira por livros no computador, mas aos poucos vou me adaptando e um dia conseguirei chegar lá e conseguir utilizar mais os e-books.
Com cada vez mais aparelhos específicos para a leitura de e-books e a diminuição do preço destes aparelhos (embora no Brasil ainda seja bem elevado), ficou mais fácil contornar o incômodo de ficar em frente ao computador para ler seu livro. Muitos celulares também executam os e-books, o que pode contribuir para a divulgação da nova tecnologia.
Portanto, posso dizer que o livro físico não está morrendo, e espero que não morra totalmente, mas com certeza ele irá diminuir no mercado com a popularização dos e-books e a grande acessibilidade que a tecnologia traz, o que é bom, pois existem muitas vantagens com esta troca e é claro que o meio ambiente também agradece!
Até a Próxima!