A Amazônia é nada mais nada menos do que a maior floresta tropical do mundo. Ela é um patrimônio ambiental muito importante para a sobrevivência da vida na Terra. Por isso que se ela for destruída, certamente a nossa vida estará em risco.
Detém a maior reserva de água doce do mundo. Responde por 1/5 de toda a reserva mundial de água doce não congelada do mundo. O mundo é coberto por aproximadamente 75% de água, dos 100% dessa água, somente 2,7% é água doce, e a maior parte dessa água, 77,20%, está nas Calotas Polares, restando-nos somente 0,007% de água doce em rios e lagos superficiais.
Em geral, a Amazônia ocupa 1/20 da área territorial do planeta Terra. A área da Floresta é tão grande que se fosse um país, estaria entre os 10 maiores do mundo (para se ter uma ideia, nem os institutos de estatísticas sabem ao certo o tamanho da floresta, nisto, foram criadas e até por isto é que existem 5 subdivisões/5 “amazônias” [Referência: Superinteressante] – Estado do Amazonas; Floresta Amazônica; Bioma Amazônia; Amazônia Legal e Amazônia).
Sendo assim, ultrapassa fronteiras e mais fronteiras do território Sul-Americano, atravessando e compondo a paisagem de 9 países: Brasil (metade da área total da floresta – 50%, se encontram em nosso país), Suriname, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.
A Floresta Tropical é extremamente importante para o nosso país, vista a sua grande quantidade de reservas naturais e minerais (a floresta abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minérios. Sua diversidade biológica de ecossistemas, espécies e germoplasma é a mais intensa e rica do planeta: cerca de 30% de todas as espécies de fauna e flora do mundo encontram-se nessa região).
É uma grande sobrevivente, pois vem lutando ano após ano (mais precisamente desde a década de 1970, quando começou a sofrer um processo mais intenso de desmatamento) contra as queimadas e a extração ilegal de madeira. Até então, os cinco séculos decorridos desde a descoberta do Brasil tinham contribuído para o desaparecimento de uma área ligeiramente maior que a de Portugal (95 mil km²). Apenas nas últimas décadas, a perda cumulativa resultou numa área equivalente a da França (547 mil km²), com uma perda anual atual equivalente à área da Bélgica (30,5 mil km²). Somente em nove países, que são respectivamente Brasil, Colômbia, México, Zaire, Nigéria, Índia, Malásia, Indonésia e Tailândia, ocorre 76% do desmatamento mundial [Referência: Enciclopédia do Estudante, Volume 1 – Ecologia].
Uma das esperanças para a Amazônia são os Créditos de Carbono, vendidos para as empresas que não conseguem reduzir suas emissões e que dão o direito delas poluírem, dinheiro que pode e deve ser revertido para a preservação da floresta. Preserve a Amazônia, preserve as florestas tropicais!!!