A metrópole paulista recebe neste final de agosto a Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração. O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que resulta da fusão de duas grandes empresas organizadoras de feiras com destaque no mercado latino-americano. Em sua primeira edição, pretende-se disseminar o conceito de sustentabilidade no meio da arquitetura e engenharia civil.
O evento será realizado no Expo Center Norte entre os dias 26 a 28 de agosto. Durante esse período, serão apresentadas novas soluções e descobertas nesse ramo que aliam as novas tecnologias à crescente necessidade de preservação de recursos e minimização dos danos ao meio ambiente. Com a presença de diversas marcas e empresas, o evento pretende criar esse ambiente de trocas e descobertas.
São pensadas novas soluções para construção de casas, escritórios, empreendimentos, prédios e até mesmo indústrias. Reunidas em um só lugar, novas ideias, experiências e produtos lançados no mercado ganham destaque e chegam diretamente a seu público alvo, desde investidores até possíveis compradores. Alguns estandes já terão a compra de produtos disponíveis durante a feira, com emissão de nota fiscal eletrônica e pagamento facilitado.
Para a melhora desse processo e alinhamento com as necessidades ecológicas dos dias atuais, toda a cadeia produtiva deve se enquadrar em medidas que priorizem essa questão. Desde materiais que utilizem uma produção com menos resíduo ou necessitem de gastos exagerados com água, energia ou solventes até o próprio paisagismo nos mais diversos ambientes e decoração, mesmo dentro da empresa. Optar por melhores cadeiras de escritório ou materiais recicláveis, por exemplo, alia a economia de recursos e pode ser um início dessa mudança interna.
A sustentabilidade, entretanto, está justamente nessa competitividade oferecida por esses produtos, que conseguem trazer uma boa qualidade e selo verde sem exceder o orçamento de nenhum projeto. Assim, é possível fazer com que esse conceito se encaixe em qualquer obra e possa se alinhar a preservação de recursos à visão de mercado.
*Agradecimento especial: Rafaela Pietra, da Plataforma Conversion, pelo envio do artigo ao Diário do Verde.