Érica Sena – Blog Pensar Eco
Para ser mais condizente com o que penso mudarei a frase “Salvar os seres vivos (incluindo os seres humanos): é agora ou agora!” Embasado em tudo que aprendi, noto que o planeta possui mecanismos complexos para se auto-regular (Teoria de Gaia) diante de impactos sofridos, e assim se mantendo sempre em perfeito funcionamento. Infelizmente os seres que aqui habitam não possuem esse tal mecanismo de regulação, sendo sensíveis a todas as mudanças bruscas ocorridas por causas antrópicas ou naturais.
Pois é, caro leitor se pararmos para uma reflexão, iremos ver que estamos passando por momentos catastróficos e corremos riscos sim.
Como ambientalista e profissional da área, vejo que nem tudo está perdido, pois existem modos de frear, em partes, a emissão de gases do efeito estufa e garantir a qualidade de vida da nossa e das próximas gerações. Mas também vejo que para isso ocorrer é necessário uma mudança de nossas atitudes: usar os recursos naturais de modo sustentável; evitar o desperdício; não visar apenas o lucro, e sim a qualidade de vida e a harmonia com a natureza; se informar e passar as informações adquiridas. Isto é: precisamos mudar nossos valores e recriar o elo com o meio ambiente.
Com essa preocupação em informar, sensibilizar e conscientizar cada vez mais pessoas, é que uso o meu blog para disseminar conceitos ambientalmente corretos, e em contra partida, mostro também os maus exemplos ocorridos em nosso país e no mundo com criticidade. Acho que desde que comecei a me inteirar dos assuntos ambientais, principalmente ao longo deste um ano e alguns meses do advento do Pensar Eco, venho modificando, na medida do possível, meu modo de vida para ser uma pessoa melhor e coerente com as novas exigências. Estou sempre à procura de dicas ecológicas para serem introduzidas em meu dia-a-dia, faço uso dos 5R`s do lixo, consumo conscientemente a luz e a água, mas sei que tenho muito que aprender e mudar.
Tenho certeza que se cada um buscar um mundo melhor e fizer sua parte, todos os seres vivos continuarão existindo de forma harmoniosa no Planeta Terra.
*Guest-Post, exclusivo para o Diário do Verde. Quer melhor reestreia, do que esta?