Alguns reality shows no Brasil, nos últimos anos, começaram a se valer de conceitos ambientalmente corretos (politicamente corretos?). Já tenho dito que assisto de tudo um pouco, tenho várias leituras em andamentos simultâneos, de Pokemón à Akira, de Chico Bento à Sandman, de Bob Esponja à Big Brother (isso mesmo, não tenho vergonha de dizer o que assisto ou leio, que é em parte diversão e outra profissão), mas onde quero chegar é falar de meio ambiente e certas expressões usadas para denominar certas coisas e inconsequentemente (ou deveria dizer, inconscientemente [?]) produzir ou difundir preconceitos.
Expressões como “xepa“, “tá na roça“, entre outros palavreados que se referem, em geral, a situações de caráter punitivo, excludentes e de exclusão (segregação) e portanto definem-se como coisas ruins. Da mesma forma que expressões tais como “tá russo” (ideologia oriunda dos tempos da Guerra Fria), ou “a coisa tá preta“, e uma mais brasileira: o “programa de índio“. Nada mais preconceituoso que associar a vida indígena a um evento ruim na vida do homem branco. Quanto ao “tá na roça“, que dói nos ouvidos, sempre me remete a frase que ouvi: “se o campo não planta a cidade não janta.” Uma boa resposta e sacada para alertar que a ignorância e desinformação adubam o preconceito.
A intenção é boa quando o programa ressalta a importância da preservação do meio ambiente e a noção do alcance que o programa tem na e para a formação de opinião. A preocupação com o desperdício tem sido evidente nas últimas edições da atração. Água, lixo e reciclagem tem sido assíduos frequentadores das temáticas do programa. Haja vista que o meio ambiente, a ecologia é tendência mundial, até porque vem aí a Rio+20. E usando mais uma expressão esperamos que não seja mais uma “para inglês ver“.
Mas diga-se de passagem, o quarto “ruim” nesta edição do BBB é um quarto “na floresta¹”.
¹ “Este quarto se localiza no segundo piso da casa e fica sobre o espaço floresta que há no primeiro andar. Decorado com um tema que lembra a amazônia, há várias cobras de pelúcia espalhadas pelos ambiente. Há também borboletas enfeitando o quarto. As colchas das camas tem temas que lembram zebras e girafas“. (?!)
Fonte: http://www.brasilbigbrother.com/bbb12/conheca-os-quartos-da-casa-do-bbb12/