Os seus pés, de bem com o meio ambiente. Essa é a proposta inteligente que repasso a vocês de autoria do Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas, “Cidade Verde“. Bons exemplos: reciclagem de resíduos das empresas calçadistas cadastradas na entidade; promoção de oficinas de artesanato com material reciclado; palestras; horta; aulas de educação infantil; oferecimento de melhorias para a comunidade de Três Coroas; manutenção de um mini zoo; que abriga animais vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações contra o tráfico de animais; etc. Agradecimento especial a Gabriela Tellini, da Adversite, que enviou esta matéria.
Uma iniciativa que deve ser compartilhada para termos um Amanhã Mais Feliz, através do consumo consciente!
O vídeo, recentemente lançado, explica como o projeto começou, as benfeitorias que o Sindicato pôde proporcionar à comunidade com a renda gerada pela reciclagem, além de outros trabalhados relacionados ao programa Amanhã Mais Feliz, como o mini zoo, a horta e as aulas de educação ambiental. Ele atua na reciclagem de resíduos gerados pelas empresas calçadistas da região.
O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.
No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.
A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.
Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.
O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.
Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.
Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.
Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo.
Produção Consciente Igual Amanhã Mais Feliz. Uma iniciativa sustentável das empresas calçadistas de Três Coroas que, mais do que preservar a natureza, mostram, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade.
Não esqueça de expressar a sua opinião! COMENTE!