No meu último texto, a parte 1 desta série, dei uma pequena, porém completa introdução a atual situação da reciclagem de resíduos urbanos na Europa e fiz um rápido comparativo com o Brasil e Estados Unidos e acredito que com esse começo posso ir para um próximo assunto que é a chave fundamental para o processo de reciclagem funcionar (na maioria dos países) na Europa: A consciência do povo e a necessidade de se reciclar.
Sobre este assunto, vou falar um pouco sobre um país que posso dizer que conheço os costumes, a Alemanha (onde atualmente moro) e que é um exemplo para toda a Europa neste quesito. Os alemães não são legalmente obrigados a reciclar, mas a reciclagem é algo que faz parte do dia-a-dia e todos praticam, desde os mais velhos até as crianças.

Lixeiras Cinza, Marrom e Azul. Foto: Vitor Casadei, Munique 2014
Desde 1990 a Alemanha começou a ter uma preocupação maior com a quantidade de lixo produzida e como reciclar este lixo, esse foi o começo do Grüner Punkt [1] (Ponto Verde) que é um esquema que propunha produzir produtos que gerem menos lixo a partir da embalagem e que o lixo que é gerado possa ser facilmente reciclado, falarei mais sobre o projeto em outro post. O ponto é que, desde a década de 90 o país começou a prestar atenção no assunto e hoje, a reciclagem é algo intrínseco na sociedade.
Nas minhas primeiras semanas aqui percebi fortemente isto: no prédio onde moro existem lixeiras de diferentes cores [2] para diferentes tipos de lixo, que são eles:
- Amarelo – Plásticos limpos de embalagens em geral.
- Azul – Papel e Papelão limpos.
- Preto/Marrom – Restos de comida, plantas etc.
- Cinza – Lixos que não podem ser reciclados, como cigarro, papel sujo etc.
- Branco, Marrom e Verde – Vidro Branco ou transparente, Marrom ou Verde.
Em algumas cidades não há as cores nas lixeiras, por exemplo em Munique, nem todas as lixeiras possuem cores, mas há uma indicação de qual lixo deve ser depositado (como na foto). Ainda existem outros lixos, como, por exemplo, baterias, que podem ser depositadas em locais específicos em Shoppings ou supermercados e ainda outros materiais mais perigosos, como restos de lâmpadas fluorescentes e televisores, que são recolhidos por caminhões em datas específicas, entretanto, algumas cidades possuem certos locais onde pode-se depositar a qualquer momento este tipo de lixo também.

Lixeiras para papel (azul), Vidros claro, amarelo, marrom, verde e outros materiais (direita e em baixo). Foto: Vitor Casadei, Munique 2014
Uma observação importante é que, com exceção das pilhas, lâmpadas e o conteúdo da lixeira Cinza, tudo é reciclado. O conteúdo da lixeira cinza é incinerado e restos de lâmpadas ou materiais contaminados são tratados e depois encaminhados para locais específicos onde são armazenados.
Mas o sistema deles não funciona somente pela organização (no Brasil possuímos também determinações de onde depositar cada tipo de lixo), o problema não é onde depositar, mas sim a separação que cada pessoa faz em sua casa. Os alemães em geral são um povo fechado, cada um cuida da sua vida, entretanto, quando se trata de algo que é para o bem de todos (como a reciclagem), um alemão vai te corrigir quando você estiver fazendo errado, mas não se pode levar isso como um insulto, mas sim como uma ajuda.
É comum, por exemplo, ver alemães que colhem lixo de ruas e parques somente para manterem o lugar limpo e o lixo organizado. Um exemplo claro ocorreu durante a virada de ano, onde muitas garrafas e papéis ficaram pelas ruas e parques e pessoas que passavam pela rua colhiam estes restos que foram deixados e depositavam na correta lixeira.
Bem, por hoje é só, passei a minha mensagem. Na próxima semana falarei um pouco mais sobre o assunto, sobre outros materiais que são reciclados também. Como sempre, se tiver alguma dúvida, sugestão ou reclamação, entre em contato ou comente abaixo.
Até a próxima!
[1]Duales System Deutschland GmbH – Der Grüne Punkt. Página do projeto (em Inglês ou Alemão) <<http://www.gruener-punkt.de>>.
[2]How to Germany – All About Recycling in Germany. Página em Inglês <<http://www.howtogermany.com/pages/recycling.html>>.
[Parte 1]Novos pensamentos em reciclagem na Europa – Parte 1. Publicado em 21/01/14 <<http://www.diariodoverde.com/novos-pensamentos-em-reciclagem-na-europa-parte-1>>.
One Comment
Pingback: Novos pensamentos em reciclagem na Europa &ndas...