“Num durmo em serviço, durmo o equivalente às corujas“.
– Bindes, Fá – Sonequinha
Já comentamos, na semana passada através do texto “Sinal Verde”, o quanto somos receptivos ao meio em que vivemos e o quanto é importante estarmos atentos aos acontecimentos para que possamos tomar as atitudes corretas nos momentos corretos.
Essa relação com o próprio meio é extremamente importante, pois de fato fazemos parte dele e precisamos interagir em harmonia, “dançar conforme a música”!
Dormir no serviço pode ser uma atitude muito infeliz. Sim, eu sei que você pode ter sono depois do almoço e, o pior: o sono pode ser algo que lhe acompanha desde o primeiro minuto do seu dia. Eu confesso que eu não costumo ter esse problema, mas é claro que já tive.
A recomendação que faço é dormir cedo. Por mais que às vezes nos faltam horas no dia para cumprirmos todas as tarefas com as quais nos comprometemos, é importante dormir bem e o suficiente para acordarmos disposto no dia seguinte. Podemos fazer como as corujas, que são extremamente atentas ao ambiente e dormem bem.
Como as corujas? Mas eu trabalho e faço as minhas coisas de dia! Preciso dormir à noite!
Calma, calma… E ainda uma vez: calma! É pra ficar atento, mas também é importante manter a calma.
Estou me referindo às corujas que fotografei no último domingo, 26/01, no Litoral Norte de São Paulo. A imagem deste artigo mostra que está de dia e essas aves se encontram acordadas, com os olhos bem abertos. E que belos olhos!
Essa espécie de coruja, meu povo, possui hábito diurno!
Você sabia que existiam corujas diurnas?
É chamada Coruja-buraqueira e seu nome científico é Athene cunicularia. Certa vez eu filmei o comportamento dessa espécie e compartilhei no texto “Não pise na grama”. Dá pra entender perfeitamente o porquê do nome “buraqueira”: embora prefira encontrar buracos prontos, essa coruja cava buracos na terra com os próprios pés e bico para confeccionar sua toca, que lhe serve como abrigo durante o sol forte do meio-dia, dentre outras utilidades.
Mas falar de tocas de corujas pode dar um bom papo! Melhor não nos estendermos muito por aqui para não dar sono. Por hoje e apenas por enquanto, é isso! Semana que vem tem mais… Fiquem atentos e acordados! Não podemos dormir no ponto…