Você conhece o Ipê-Amarelo?
Difícil é encontrar alguém responder que não. Mas quando falamos em ipês, estamos falando também de flores roxas, brancas e rosas. Todos são considerados muito bonitos, o que contribui para a presença dessas árvores perto da população.
A palavra ipê vem do Tupi-Guarani e significa “árvore de casca grossa”. Como sugere a expressão, sua madeira é bastante dura e isso também contribui para a valorização dessa árvore quando adulta de porte grande.
Andei perto de casa na semana passada e encontrei alguns ipês a florescer, tal como apresento na foto acima. São poucas as flores neste momento, mas não pude deixar de registrar: o amarelo claro é intenso e bastante contrastante com as tonalidades mais escuras das outras árvores ao redor, bem como o azul cor do céu!
Através da Lei brasileira nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978, o pau-brasil foi declarado árvore símbolo nacional. No entanto, devido ao fato de os ipês-amarelos serem nativos do país, podendo ser encontrado em todo o Brasil, e considerando ainda que os ipês-amarelos costumam florir em setembro, mês da Independência, muitos também o consideram como árvore símbolo do país.